Mulher de 117 anos surpreende equipe de saúde no RJ: ‘Sistema não reconhece a idade dela’

Moradora de Valença pode ser a pessoa mais velha do mundo
Uma mulher, de 117 anos, está surpreendendo uma equipe de saúde em Valença (RJ). Maria Reolina nasceu em 14 de fevereiro de 1908.
Segundo a agente de saúde que atende ela, Maria Aparecida da Silva, o sistema não reconhece a idade dela por conta do limite.
“O sistema não reconhece a idade que ela tem. Já tentei fazer a parte alimentar dela e não consigo, o sistema não reconhece. O limite dele é 110 anos”, destacou a agente.
A enfermeira, Soraia Beatriz Rodrigues, que cuida de Maria Reolina afirma que a idosa não tem problema nenhum de saúde.
“Ela não tem absolutamente nada. Ela toma medicações, mas são medicações de pressão arterial que é próprio da idade. Ela não tem mais nenhuma outra comorbidade”, disse a enfermeira.
36 presidentes, 11 papas, 9 filhos, 20 netos e 117 anos. Alguns dos dados que acompanham a longa trajetória de vida de Maria Reolina, moradora de Valença que nasceu em 1908.
Mulher de 117 anos surpreende equipe de saúde no RJ: “Sistema não reconhece a idade dela”
TV Rio Sul
Segundo o site LongeviQuest, a pessoa mais velha registrada no mundo tem 115 anos e 351 dias. Isso credencia a moradora de Valença a se candidatar pelo posto de mais velha de todo o planeta.
Quando a Seleção Brasileira de futebol ganhou o primeiro título mundial em 1958, Maria Reolina já tinha 50 anos.
A cuidadora de Maria Reolina, Maria Aparecida Quintino, conta como é a rotina da idosa centenária.
“Ela anda, ela varre, ela dança, ela faz de tudo. Tem que ficar falando com ela, tem que estar cuidando dela igual cuida de criança”, brincou a cuidadora.
Orgulho da família
Uma dos nove filhos de Maria Reolina, Maria Rita Lima, enfatiza o orgulho que tem da mãe.
“A gente tem orgulho da minha mãe, da história dela, por tudo que ela representa, por tudo que ela já passou. Ela passou por muita coisa, ela trabalhava na roça, capinava. Ela conta muito essa história. Ver ela chegar a essa idade, para nós é motivo de muito orgulho”, finalizou a filha.
Mulher de 117 anos surpreende equipe de saúde no RJ: “Sistema não reconhece a idade dela”
TV Rio Sul
Maria Reolina foi casada três vezes e afirma com carinho que todos os casamentos foram felizes.
“Meus maridos, todos, graças a Deus, eram muito bons. Muito bons mesmo. Nós nunca brigávamos. Pode até achar que é mentira, mas não é não. É a verdade”, conta a idosa.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
O ano de nascimento
O ano de nascimento de Maria Reolina carrega algumas curiosidades. O mundo ainda não havia vivenciado alguns momentos históricos. Os conflitos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) aconteceriam anos depois. A epidemia de gripe Espanhola, em 1918, também ocorreu após o nascimento de Maria Reolina.
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Publicidade

Notícias