VÍDEO: Seis espécies de felinos silvestres são avistadas pela primeira vez no Parque Estadual da Serra da Concórdia, no RJ

Seis espécies de felinos silvestres são avistadas pela primeira vez no RJ
Entre os meses de julho e agosto deste ano, o Parque Estadual da Serra da Concórdia, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em Valença (RJ), realizou a instalação de câmeras fotográficas que captaram imagens de seis felinos percorrendo as trilhas da unidade de conservação.
As câmeras registraram as presenças de onça-pintada, onça-parda, jaguatirica, jaguarundi, gato-maracajá e um gato-do-mato-pequeno.
Os equipamentos que capturam as imagens são camuflados e ativados à distância, permitindo o registro de imagens em alta resolução, auxiliando a equipe da unidade de conservação no monitoramento da fauna para fins de pesquisa e atividades de educação ambiental.
Segundo o Inea, desses seis felinos, cinco são ameaçados de extinção. A onça-pintada é considerada “Criticamente em perigo” na lista de espécies ameaçadas do Estado do Rio de Janeiro. Nessa mesma lista, a onça parda e o gato maracajá constam como “vulneráveis”. Já o gato-do-mato-pequeno e o jaguarundi estão como “vulneráveis” na lista nacional do Ministério do Meio Ambiente.
“Este é um registro histórico que consagra anos de dedicação da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas. Ver as seis espécies de felinos silvestres do Estado no mesmo território significa que nossas áreas protegidas estão cumprindo seu papel de proteger e restaurar a Mata Atlântica, oferecendo equilíbrio e abrigo para espécies-chave do ecossistema”, afirmou o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, Cleber Ferreira.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Parque Estadual da Serra da Concórdia
Com 5.950 hectares de Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra da Concordia abrange parte dos municípios de Valença e de Barra do Piraí. Foi criado em 2002, por meio de um decreto estadual; e em 2016 um novo decreto ampliou a área dessa Unidade de Conservação.
Seis espécies de felinos silvestres são avistadas pela primeira vez no Parque Estadual da Serra da Concórdia, no RJ
Divulgação/Inea
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Publicidade

Notícias