Cidades do Sul do Rio e Costa Verde têm novo alerta de calor intenso

INMET emite alerta de calor intenso para as 24 cidades do Sul do Rio e Costa Verde
Divulgação/Redes Sociais
O Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) divulgou, nesta segunda-feira (29), o primeiro boletim com o registro das altas temperaturas em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com os dados, Volta Redonda teve o segundo maior registro, com 37,2 °C e sensação térmica de 40,7 °C. Outras cinco cidades da região também apareceram na lista (veja abaixo).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o Sul do Rio e a Costa Verde estão sob alerta vermelho, que significa grande perigo. A previsão é de que ocorra um aumento na temperatura de pelo menos 5 °C acima da média. O aviso teve início nesta segunda-feira (29) e vai até terça-feira (30), às 18h.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Ranking de temperaturas registradas
Volta Redonda: 37,2Cº e sensação térmica de 40,7Cº;
Resende: 37,9Cº e sensação térmica de 39,0Cº;
Barra Mansa: 35Cº e sensação térmica de 38,7Cº;
Quatis: 32,1Cº e sensação térmica de 37Cº;
Itatiaia: 33,1Cº e sensação térmica 34,1Cº;
Porto Real: 29,3Cº e sensação térmica de 31,1Cº.
Governo lança sala de monitoramento
Como medida para acompanhar os efeitos do calor sobre recursos hídricos, vegetação e fauna, uma sala de monitoramento foi lançada pelo Governo do Estado.
O recurso registra temperaturas e sensação térmica, acompanhando a onda de calor para emitir alertas em tempo real a partir de 30 estações localizadas em 10 municípios do estado.
Na região, Barra Mansa, Itatiaia, Porto Real, Quatis e Volta Redonda contam com essas estações de monitoramento que coletam os dados e os compartilham com as prefeituras, integrando as informações meteorológicas.
Orientações e cuidados de saúde
Em casos de calor intenso, o Ministério da Saúde recomenda as seguintes medidas para minimizar os impactos:
Vestimenta adequada: usar roupas leves, de cores claras e de tecidos que permitem a transpiração.
Hidratação constante: beber água regularmente, mesmo quando não se sente sede, e evitar bebidas alcoólicas ou com cafeína, que podem aumentar a desidratação.
Rotina ajustada: planejar atividades ao ar livre para os horários mais frescos do dia, como a manhã cedo ou o final da tarde.
Alimentação leve: preferir alimentos leves e de fácil digestão, como frutas e saladas, evitando refeições pesadas que exigem mais energia para serem digeridas.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Publicidade

Notícias