Homem é picado por cascavel em Barra do Piraí; cidade volta a ser polo de soro antiofídico
Divulgação/Prefeitura de Barra do Piraí
Um homem foi picado por uma cascavel na quarta-feira (14) em São José do Turvo, distrito de Barra do Piraí (RJ). A vítima, identificada como André Luiz Borges, foi a primeira a utilizar o soro antiofídico após a retomada da disponibilização do medicamento na cidade.
Segundo a prefeitura, a esposa da vítima, Mirian Ribeiro Borges, disse que ele tinha acabado de chegar do trabalho e foi fazer uma limpeza em uma área de mata próxima à casa onde mora. Após ser picado, ele voltou para a residência e pediu ajuda.
”Me chamou e disse que não era pra ficar nervosa. Ele disse que tinha sido picado por uma cascavel. Eu fiquei desesperada. Eu saí ligando pra amigo, pra poder levar a gente no hospital.’, disse Mirian.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Ainda de acordo com a prefeitura, o homem foi socorrido e encaminhado para a Santa Casa, onde recebeu a dose do soro antiofídico.
Na unidade médica, Victor Rocha, médico responsável pelo atendimento, disse que, quando o paciente chegou, informou sobre as características da serpente.
”André disse a coloração e falou da presença do guizo (chocalho na ponta da cauda da cascavel). Então aí, classifica pra gente qual tipo de serpente que faz parte e a gente consegue ter um direcionamento”, informou Victor .
Após passar a noite em observação, ele recebeu alta hospitalar. Mirian afirmou ainda que, por morar em área rural, presencia com frequência o aparecimento dos animais. “Aparece muito bicho peçonhento, não só cobra”.
Barra do Piraí retoma a disponibilização de soro antiveneno após 10 anos
O soro antiofídico voltou a ser disponibilizado na cidade na terça-feira (13), após dez anos. Segundo a prefeitura, os soros estão disponíveis na rede municipal de saúde, que atende também os municípios vizinhos em casos de acidentes com animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas.
O soro antiofídico, também chamado de antiveneno, é um medicamento utilizado para tratar picadas de cobras, aranhas e escorpiões. Em caso de acidentes com esses animais, é necessário procurar o local mais próximo que disponibilize o soro.
Ainda de acordo com a prefeitura, crianças e gestantes devem procurar o Hospital e Maternidade Maria de Nazaré. Já adultos e adolescentes a partir de 16 anos devem ir até a Santa Casa.
A orientação das autoridades nesse tipo de emergência é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193. Não é recomendado tentar pegar o animal sozinho ou resolver a situação por conta própria.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Prefeitura de Rio Claro mobiliza equipes para limpeza da cidade após temporal
Prefeitura de Rio Claro mobiliza equipes para limpeza da cidade. Divulgação/Prefeitura de Rio Claro As equipes da Prefeitura de Rio Claro (RJ) estiveram nos pontos