Obras da Casa do Barão de Vassouras incluíram recuperação estrutural, modernização e adequações de acessibilidade.
Divulgação/Casa do Barão de Vassouras
A Casa Barão de Vassouras (RJ) foi inaugurada nesta quarta-feira (17), trazendo exemplares relevantes da arquitetura urbana do século XIX no Vale do Café. O espaço fica na Rua Barão de Vassouras, no Centro Histórico.
Segundo a organização, o casarão histórico passou por um processo de restauração iniciado em agosto de 2020, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e recebeu investimento aproximado de R$ 19 milhões.
As obras incluíram recuperação estrutural, modernização e adequações de acessibilidade.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Após a restauração, a Casa Barão de Vassouras passa a funcionar como um centro de referência da memória e da cultura, com espaços expositivos, oficinas, eventos e integração com a vida cultural da cidade.
O espaço terá uma programação especial na sexta-feira (19), com exposições, visitas guiadas, apresentações culturais e roda de conversa sobre o casarão, reforçando o novo momento do imóvel como museu e ponto de valorização da história do Vale do Café (veja a programação abaixo).
História do casarão
Espaço vai funcionar como um centro de referência da memória e da cultura, no Centro Histórico da Cidade.
Divulgação/Casa do Barão de Vassouras
O imóvel foi construído nos anos 1800 como residência de Francisco José Teixeira Leite, o Barão de Vassouras. A casa permaneceu por décadas em estado de abandono, com perda significativa de elementos originais.
Durante a restauração, foram recuperados pisos, paredes, esquadrias, forros, telhados, fachadas históricas e azulejos portugueses, além da reconstrução de partes do imóvel com técnicas construtivas originais, como a fabricação de adobes no próprio canteiro.
O imóvel integra o conjunto arquitetônico e urbanístico de Vassouras, tombado pelo Iphan desde 1958, carregando marcos históricos, como uma de suas salas assinada por Dom Pedro II.
Programação
13h às 18h – Exposições e visitas guiadas pelo casarão
18h – Apresentação do grupo história e arte
18h30 – Roda de conversa sobre o casarão
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Jovem apontado como chefe do tráfico de drogas é preso em Barra do Piraí
Jovem suspeito de ser chefe do tráfico é preso em Barra do Piraí Divulgação/Polícia Militar Um jovem, de 18 anos, foi preso nesta quarta-feira (17)