Dados foram divulgados pelo Centro Nacional de Desastres Naturais nesta quarta-feira. Veja ranking na região. Com 47 dias de estiagem, Paty dos Alferes é a cidade do Sul do Rio e Costa Verde com mais dias sem registros de chuva significativa. Os dados, que levam em conta as precipitações de média/alta intensidade até o dia 22 de setembro, foram divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Centro Nacional de Desastres Naturais (Cemaden).
O cenário é semelhante em outros 20 municípios da região, onde também não chove há mais de um mês (veja lista abaixo). Apenas Paracambi, Paraty e Angra dos Reis registraram chuvas consideráveis há menos de 30 dias.
Em Angra, por exemplo, a prefeitura decretou estado de emergência hídrica por 90 dias. A medida visa evitar o desabastecimento na cidade, que está distribuindo água de forma racionada. Essa é a pior estiagem em 17 anos.
De acordo com a apuração do g1 Meio Ambiente, especialistas explicam que a estiagem tem vários fatores e leva em consideração alguns pontos:
El Niño: o fenômeno, que aqueceu o Oceano Pacífico, contribuiu para a elevação das temperaturas no país e mudou os padrões de chuva.
Bloqueios atmosféricos: A expectativa era que o El Niño acabasse e a seca terminasse em abril deste ano, o que não aconteceu. Isso porque bloqueios atmosféricos impediram que as frentes frias avançassem pelo país, deixando a chuva abaixo da média em quase todo o mapa, com exceção do Rio Grande do Sul.
Aquecimento do Atlântico Tropical Norte: Nos últimos meses, o Oceano Atlântico Tropical Norte está mais quente do que o normal, o que tem contribuído para as mudanças nos padrões de chuva pelo país, prolongando a seca iniciada em 2023.
Segundo a Climatempo, não há previsão de chuva forte para a região nos próximos dias. Com a chegada de uma frente fria, o instituto aponta que haverá uma redução considerável da temperatura a partir do próximo sábado (28), mas a condição de estiagem deve permanecer.
Angra dos Reis restringe uso de água por 90 dias; decreto proíbe lavagem de veículos
Ranking cidades sem chuva
Paty do Alferes: 47 dias
Valença: 41 dias
Sapucaia: 39 dias
Paraíba do Sul: 38 dias
Volta Redonda: 38 dias
Vassouras: 38 dias
Barra do Piraí: 38 dias
Pinheiral: 38 dias
Rio das Flores: 38 dias
Comendador Levy Gasparian: 38 dias
Barra Mansa: 37 dias
Três Rios: 37 dias
Mendes: 37 dias
Porto Real: 37 dias
Itatiaia: 36 dias
Resende: 35 dias
Miguel Pereira: 35 dias
Quatis: 35 dias
Rio Claro: 34 dias
Piraí: 33 dias
Engenheiro Paulo de Frontin: 31 dias
Paracambi: 29 dias
Paraty: 24 dias
Angra dos Reis: 22 dias
Forte estiagem atinge todo o país
Estiagem afeta nível de reservatório de usinas na região noroeste paulista
Reprodução / TV TEM
A forte estiagem atinge todo o país. Mais de mil cidades brasileiras estão há mais de três meses sem chuva. A situação é ainda mais crítica na região Centro-Oeste, principalmente no estado de Goiás.
A estiagem severa é reflexo da pior seca que o país já enfrentou em sua história recente e que ainda não está perto de acabar.
Segundo a análise do Cemaden nos mais de cinco mil municípios brasileiros, 1.188 cidades estão sem chuva significativa há pelo menos 90 dias.
No entanto, há lugares em que o cenário é ainda pior: cerca de 600 cidades estão passando a metade do ano sem chuva, o que significa mais de 133 dias de estiagem.
E o que esperar?
A expectativa dos meteorologistas até dois meses atrás era de que o cenário poderia melhorar a partir de outubro, com a chegada da estação chuvoso. No entanto, a previsão é menos otimista agora, já que as chuvas esperadas devem atrasar até novembro.
Outro ponto que pode fazer com que o cenário de estiagem se prolongue é a La Niña, que dá sinais de ser mais leve do que o esperado. Isso significa que a chuva que poderia reforçar, pode não ser o bastante.
O cenário é ruim e piora com a chegada das estações de altas temperaturas. Sem formações de nuvens e chuva e altas temperaturas, a evaporação da água é ainda maior, afetando rios por todo o país.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Homem é preso por transportar mais de 300 kg de maconha na Via Dutra, em Itatiaia
Drogas estavam dentro de veículo abordado no km 325 da Via Dutra. Um homem, de 29 anos, foi preso por transportar mais de 300 kg