Governo encerra concessão da BR-393 e retoma controle da rodovia

Decisão transfere gestão para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), sem a cobrança de pedágio, até a realização de um novo leilão. Pedágio na BR-393
Divulgação/K-Infra
O Governo Federal encerrou, nesta terça-feira (10), a concessão da K-Infra com a Rodovia do Aço, a BR-393. O trecho, que é considerado estratégico para a logística e o escoamento de produção no interior, principalmente para os municípios de Volta Redonda (RJ) e Três Rios (RJ), será administrado temporariamente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) até a realização de um novo leilão.
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Segundo o Ministério dos Transportes e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a decisão foi tomada após o resultado de um processo de caducidade, que identificou descumprimentos contratuais, falhas estruturais, atrasos em obras e deficiência na manutenção da rodovia.
Em nota, a K-Infra Rodovia do Aço, responsável pela rodovia desde 2018, se manifestou nesta terça-feira, e informou que a empresa foi forçada a desocupar todas as instalações operacionais da BR-393 às 6h30, incluindo praças de pedágio, bases operacionais e unidades de atendimento ao usuário (veja abaixo).
A concessionária informou ainda que as falhas apontadas pela ANTT ocorreram, em sua maioria, no período anterior à sua gestão, entre 2014 e 2018. A empresa afirma ainda ter apresentado, em 2023, um plano de modernização de R$ 1,6 bilhão ao Ministério dos Transportes, sem resposta oficial.
Diante da posição da K-Infra, o g1 entrou em contato com a ANTT e aguarda resposta.
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