Onça-pintada é vista caminhando durante o dia no Parque Estadual da Serra da Concórdia
Divulgação/Inea
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) registrou na segunda-feira (29) uma onça-pintada no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença (RJ). Esta é a primeira aparição do animal percorrendo a mata durante o dia.
Segundo o Inea, o aparecimento do animal ocorreu dentro de uma área protegida, que é monitorado continuamente. Não há registros do felino tendo contato com seres humanos, já que se trata de uma região remota da unidade de conservação.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Ainda de acordo com o Inea, a espécie não era registrada no território desde 1970 e, agora, com o reaparecimento, vem sendo monitorada.
Com o retorno do animal ao território, o Instituto Estadual do Ambiente desenvolveu um plano de acompanhamento e educação ambiental a fim de garantir a segurança, tanto da população, quanto do animal (veja abaixo).
Principais cuidados com a onça-pintada
Não tente registrar o animal por conta própria.
jamais use alimentos ou outros atrativos para atraí-lo. É uma prática proibida e perigosa
Caso aviste o animal em sua propriedade ou caminho, não é preciso alarde: se trata de um animal discreto que não tem hábitos violentos e nem se aproxima de casas ou animais domésticos. Deixe-o ir embora em paz.
Mantenha seus cachorros e animais domésticos presos e juntos à sua propriedade, além de evitar as florestas ou beiras de mata durante a noite, onde o animal vem sendo registrado
Não se esqueça que a caça de qualquer animal silvestre na mata é crime ambiental. Nossos agentes estarão presentes e atuantes na localidade.
Aparecimento do animal ocorreu dentro de uma área protegida
Divulgação/Inea
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

MPF denuncia CSN e outra empresa por crime ambiental
CSN em Volta Redonda Cris Oliveira/Arquivo Secom PMVR O Ministério Público Federal (MPF) denunciou a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Harsco Metals Ltda. por