Ação investiga uma organização criminosa especializada em vender ilegalmente áreas que pertencem à União. Polícia Federal faz operação para combater crimes ambientais e extorsão no RJ
Divulgação/Polícia Federal
Dois homens foram presos na manhã desta terça-feira (15) em uma operação da Polícia Federal contra crimes ambientais e a prática de extorsão em Paraty (RJ).
Segundo a PF, a ação, chamada de Operação Terra Devoluta, tem como objetivo investigar uma organização criminosa especializada em vender ilegalmente áreas que pertencem à União.
Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca em apreensão nesta manhã: um em Bangu, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ) e outros dois em Paraty, onde os dois homens foram presos em flagrante por posse ilegal de armas.
O caso começou a ser investigado após uma denúncia. Ainda de acordo com a PF, as investigações apontaram que o grupo faz o intermédio de vendas ilícitas de áreas com restrições ambientais.
Após a conclusão da venda, os compradores são coagidos a pagar propinas a órgãos públicos de fiscalização para prosseguir com a construção.
A Polícia Federal informou ainda que a operação pretende investigar também a participação de servidores civis e militares que seriam aliciados por despachantes para realizarem a fiscalização pós-venda e forçarem o pagamento das propinas.
O nome da operação “Terra Devoluta” faz referência às terras públicas sem destinação pelo Poder Público e que em nenhum momento se tornaram patrimônio particular.
Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

VÍDEO: Angra dos Reis entra em estado de atenção após chuva intensa
Alagamentos são registrados após chuva intensa em Angra dos Reis Angra dos Reis entrou em estado de atenção por causa da forte chuva que atinge