Com infraestrutura de ponta e corpo docente renomado, curso oferece formação prática e ampla inserção no mercado de trabalho, com foco em diversidade e especialização contínua Apesar de novo, com apenas duas turmas formadas, o curso de Educação Física da Univassouras é voltado para uma formação prática, com infraestrutura de ponta, de olho no mercado de trabalho em expansão para os seus alunos.
Esse direcionamento é um dos destaques trazidos pelo coordenador do curso, Sérgio Eduardo Moura. “A grande maioria dos nossos alunos já está no mercado de trabalho, não só aqui em Vassouras, mas também nas cidades circunvizinhas”, destaca o professor Sérgio. Ele reforça que o curso é ideal para quem busca uma formação abrangente e diversificada.
Outro grande diferencial do curso é a qualidade da infraestrutura e do corpo docente. “Temos a Arena Sombrão, que é uma das mais modernas do estado do Rio de Janeiro, equipada com materiais novos de alta performance esportiva e laborativa, todos novos”, explica o coordenador.
Além disso, o curso conta com professores titulados, mestres e doutores, reconhecidos nacionalmente pela atuação no mercado de trabalho. Essa excelência acadêmica é essencial para formar profissionais preparados para os desafios da área.
Curso de Educação Física da Univassouras
Divulgação/Univassouras
Entendendo o mercado de trabalho
O curso de Educação Física da Univassouras atrai alunos de várias cidades da região, como Mendes, Paracambi e Miguel Pereira, com interesse em áreas como motricidade humana, treinamento esportivo de alto rendimento, academias, personal training e estúdios de pilates.
O coordenador também ressalta a crescente demanda por profissionais especializados no atendimento de públicos específicos, como pessoas com deficiência, pacientes cardiopatas, grávidas e outros grupos que necessitam de atenção especial. “O esporte adaptado está em auge, e o mercado busca muito por esses profissionais”, afirma.
Com duração de quatro anos, o curso de bacharelado oferece uma formação completa e voltada para as múltiplas áreas da Educação Física. “É talvez a profissão da área da saúde com maior diversidade de mercado. O recém-formado pode atuar em esportes de rendimento, iniciação esportiva, secretarias de esporte e lazer, além de outras frentes, como academias e centros de treinamento”, destaca o professor.
Outro ponto forte do curso para o desenvolvimento de carreira é o incentivo à educação continuada. A Univassouras oferece programas de pós-graduação lato sensu, além de mestrado e doutorado. Isso permite que os alunos egressos permaneçam atualizados e capacitados para atender às demandas do mercado.
“Nosso programa de pós-graduação é uma forma de capacitação permanente para ex-alunos e profissionais da área de Educação Física”, reforça Sérgio Eduardo Moura.
Curso de Educação Física da Univassouras
Divulgação/Univassouras
O coordenador ainda destrinchou um pouco mais sobre desafios, mudanças e tendências da área:
O curso de Educação Física da Univassouras, foi criado com objetivo de atender o papel de produzir e consumir os mais variados conhecimentos nas Instituições de Ensino Superior (IES).
Atualmente, vivenciamos grandes desafios para acompanhar as constantes mudanças e tendências da Educação, Saúde e Esportes, preconizadas pela legislação e ansiadas pela sociedade.
Enfrentamos a necessidade de incentivo a manutenção e melhoria da saúde, bem como a segurança dos clientes, entre outros fatores da conjuntura e das realidades socioculturais e esportivas regional, estadual e nacional, o que nos levou a busca de alternativas para elaboração de um currículo contemporâneo dinâmico, plural e multicultural, apoiado em referenciais socioantropológicos, psicológicos e pedagógicos, sempre em conformidade com o perfil de egresso que almejamos.
Estes elementos integradores dos variados processos de aprender a aprender a ensinar, fundamentados em competências e habilidades, garantem a identidade do curso e o respeito a missão institucional.
No curso de Educação Física da Univassouras, é o processo de construção coletiva, com a participação ativa de todos os atores envolvidos, que traz ao currículo o compromisso com a transformação da atual realidade do ensino, pesquisa e extensão, fazendo com que nossos formados contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.
Vislumbramos, elaboramos e organizamos o curso, atentos a necessidade de uma gestão flexível do currículo, fundamentando as competências e habilidades a serem aprendidas pelos futuros profissionais, envolvendo as práticas pedagógicas e conteúdos programáticos, visando a ampliação dos espaços e tempos de aprendizado, desenvolvendo a responsabilidade social, senso crítico e ético, compromisso com a cidadania, dignidade humana, e em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Educação Física, (D.C.N. 2018).
Assim, nosso curso, não se encontra pronto ou finalizado, mas sempre passível de atualizações e aperfeiçoamentos, se apoiando em três princípios fundamentais:
Atendimento a responsabilidade social e missão institucional;
Valorização da substância humana na formação dos profissionais em Educação Física;
Adequação do perfil do egresso às necessidades e anseios da população, o diversificado e constantemente transformado mercado de trabalho, como também as DCNs.
Finalizando, destacamos que durante todo o processo formativo, buscamos a articulação entre conhecimentos, competências, habilidades e proatividades nas atitudes requeridas ao egresso, para a excelência do futuro exercício da profissão.
Assim, justificamos a existência do CEF, pela integração dos componentes curriculares, aproximação dos discentes, docentes e equipe diretiva, e também com a comunidade, contribuindo de forma inequívoca, para que a Univassouras continue cumprindo sua missão.
Armas de gel são apreendidas dentro de escola em Volta Redonda; brincadeira assusta moradores e preocupa forças de segurança
Material pode ser recolhido pela polícia em casos específicos, diz advogada. Inmetro não considera as armas de gel como brinquedos. Réplicas de armas com projéteis